Por Maurício M. Wojciekowski

Elric é um dos personagens mais peculiares da literatura fantástica. Além de completamente albino, o jovem imperador é dado a ataques de melancolia e passa boa parte do tempo duvidando de si mesmo e questionando o modo de vida de seu povo, como uma espécie de Hamlet da alta fantasia. Não bastasse isso tudo, ainda vive graças ao uso de muitas poções e de magia negra, pois nasceu frágil demais e morreria sem o uso de tais artifícios. Essa fragilidade fez com que Elric passasse boa parte da infância e da adolescência lendo sobre tudo, principalmente filosofia, magia e a história dos chamados “reinos jovens”.

A primeira obra da série “Elric de Melniboné: a traição do imperador”, escrita pelo britânico Michael Moorcock em 1972 e lançada em 1973, é bastante influente dentro da literatura fantástica. É quase impossível não notar que os Targaryen, de Game of Thrones, são uma bela homenagem a Elric, não só pela sua semelhança física, mas por serem condutores de dragões.

Elric é o único filho do último imperador de Melniboné, que havia sido considerado, por muitos melniboneanos, como um regente bastante fora do esperado. Explico: os melniboneanos são um povo antigo, semelhante aos elfos de “O Senhor dos anéis”, porém são caóticos, um tanto quanto “maus”, uma vez que sua cultura aceita a tortura, o assassinato, o estupro, a mutilação e a escravidão como coisas absolutamente normais, pois, ao desejo de um melniboneano, nada pode ser negado, ou seja, esse povo bizarro segue os princípios da “sociedade alternativa”, fazendo “tudo que se quer, pois tudo é da lei”. Apesar, ou talvez por isso mesmo, Melniboné é um reino decadente, apresentando-se como uma potência que já viu dias melhores. Muitas das grandes conquistas desse povo são coisa do passado. Suas invenções, como seus grandes navios, são impossíveis de serem reproduzidas, já que, há muito, a fórmula foi perdida. Também a ligação dos melniboneanos com a magia está cada vez mais fraca, e poucos habitantes são capazes, ainda, de realizar grandes feitiços. Um deles é justamente Elric; o outro é seu arqui-inimigo e primo Yrkoon, o sujeito que, a todo custo, gostaria de ser o imperador de Melniboné. No meio dos dois está Cymoril, irmã de Yrkoon e prima e amante de Elric.

O enredo desse primeiro livro gira em torno do embate entre os melniboneanos e os habitantes dos reinos jovens (que estão sempre tentando invandir Melniboné para roubar suas riquezas e destruir os melniboneanos, que são vistos como demônios), o embate entre Elric e Yrkoon pela coroa, o embate entre Elric e sua consciência, e, por fim, a busca pelas espadas negras. Essas duas armas são muito interessantes, pois, além de estarem vivas e terem sede de sangue, também cantam… (muito bizarro!) e tentam dominar seus usuários. Quem é morto por uma dessas espadas tem sua alma drenada.

Elric é uma fantasia de primeira, que segue os passos de “O Senhor dos anéis”, mas que, também, apresenta elementos próprios, sendo bastante original. O texto todo é escrito em um tom épico. A tradução não é lá muito boa, pois há alguns deslizes que empobrecem um pouco o texto original. Em matéria de ritmo, o texto é muito bom, apresentando uma linguagem fluida e fácil de se ler. Em nenhum momento o texto trava, e a narrativa, por si só, é muito interessante, apresentando batalhas épicas, embates psicológicos e muita aventura. O livro é realmente muito bom, tanto que li duas vezes seguida. Uma vez para curtir a história e outra para analisar o estilo do autor que, ao meu ver, é excelente.

O livro foi traduzido pelo tradutor Dario Chaves, em 2014, para a editora Évora, a mesma que traduziu “Solomon Kane”, obra já resenhada aqui:

https://oficinafantastica.wordpress.com/2017/05/25/resenha-de-solomon-kane-a-saga-completa-de-robert-e-howard/

REFERÊNCIAS:

MOORCOCK, Michael. Elric de Melniboné: a traição do Imperador (livro 1).

Site da editora: https://www.editoraevora.com.br/none-10718997

Na Amazon: https://www.amazon.com.br/Elric-Melnibon%C3%A9-Trai%C3%A7%C3%A3o-do-Imperador/dp/8563993968/ref=sr_1_2?s=books&ie=UTF8&qid=1500741545&sr=1-2

 

Anúncios