Por Maurício Wojciekowski.

Taí um livro que me surpreendeu positivamente. Para quem gosta do estilo Romance Noir, que tem como seu expoente autores como Raymond Chandler e Dashiell Hammett, o livro do Bugalho é um prato cheio de coisas boas e apetitosas. O autor consegue trabalhar muito bem com os clichês do gênero e, além disso, apresentar elementos próprios. Não senti nenhuma diferença entre ler os dois autores já consagrados e Henry Bugalho. A linguagem de Bugalho é leve e fluente, lembrando o brasileiro Rubem Fonseca.

O livro é composto pela novela ou conto longo “O covil dos inocentes”, que dá título ao livro, e por mais oito contos curtos. Todos os textos são, no mínimo, bons, sendo que alguns são realmente ótimos, valendo o tempo dispendido neles. Li todo o livro em uma viagem de ida e volta (duas horas para ir e duas para voltar). O livro não é apenas um bom entretenimento; ele causa, inclusive, algumas reflexões no leitor. Vico, o protagonista do romance e dos contos, é um detetive que nem sempre é “heroico”, apresentando, em alguns momentos, um comportamento um tanto quanto “politicamente incorreto”, porém absolutamente verossímil com o modo como alguém com sua profissão atuaria em um mundo sujo, caótico e bem pouco justo. Pode-se dizer que ele é um típico detetive de Romance Noir, ainda que mantenha uma personalidade própria.

Vico é um detetive esperto e durão e, além disso, é honesto, cabeça quente, sem dinheiro, enfim, alguém bastante humano e por quem facilmente criamos empatia.

Para quem curte ler algo de teoria, ainda há, como bônus, um texto intitulado “Pós-escrito ‘O Covil dos inocentes’”, em que o autor fala um pouco sobre seu processo de criação, sobre o poder da palavra, do autor e da literatura. É um texto de fácil leitura e compreensão. Escrito tanto para quem entende de teoria literária quanto para quem está se iniciando nessa seara.

O livro pode ser comprado (está quase de graça) na Livraria Cultura ou, ainda, na Amazon Kindle:

http://www.livrariacultura.com.br/p/ebooks/literatura-internacional/misterio/o-covil-dos-inocentes-60265650

https://www.amazon.com.br/Covil-dos-Inocentes-Henry-Bugalho-ebook/dp/B007B1WPCC/ref=sr_1_2?s=digital-text&ie=UTF8&qid=1495429024&sr=1-2&keywords=henry+bugalho

Enfim, uma leitura indicada para os fãs do gênero. Para quem ainda não teve contato com o Romance Noir, o livro também serve como introdutor.

Boa leitura!

Anúncios